Empréstimo

Empréstimo para MEI: saiba as vantagens e como solicitar

Você tomou a decisão de trabalhar de forma autônoma no mercado de trabalho e abriu o próprio negócio, registrando-se como MEI (Microempreendedor Individual). E, ao optar pela formalização, você já deve saber que tem direito à várias vantagens como empreendedor com CNPJ, inclusive, conseguir um empréstimo para MEI junto às instituições bancárias.

O crédito específico para microempreendedores individuais oferece diferentes benefícios se comparado às demais modalidades de empréstimos e pode ajudar você que abriu o próprio negócio a realizar avanços e, ainda, ter mais capacidade de gerar capital.

É claro que, para isso, você precisará entender melhor como o empréstimo para MEI funciona antes de pedi-lo ao seu gerente no banco. De antemão, devemos ressaltar que, apesar de possível e, muitas vezes, imprescindível para o crescimento de uma empresa, conseguir o crédito nem sempre é uma tarefa muito fácil.

No entanto, vale a pena tentar e chegar preparado ao credor, a fim de evitar surpresas no futuro e não conseguir pagar a dívida. Então, confira, nos próximos parágrafos desse artigo, quais são as vantagens desse empréstimo para empreendedores que estão começando a carreira, quais as instituições bancárias que o disponibilizam e qual a documentação necessária para obtê-lo.

Vamos lá!

Vantagens de pedir um empréstimo para MEI

A principal vantagem do empréstimo para MEI é a taxa de juros. Sim! Diferente de outras modalidades de empréstimos oferecidas pelas instituições bancárias e empresas financiadoras do país, o crédito para microempreendedores individuais conta com a redução na taxa de juros na maioria das credoras.

E, para ter direito ao benefício, basta que o empreendedor comprove que a aplicação do crédito concedido pelo banco seja convertido em benefícios para a sua empresa. E sobre isso, nunca é demais lembrar que o dinheiro emprestado pela credora deve ser utilizado, exclusivamente, para aplicação no negócio e nunca para fins pessoais.

Veja também:

Empréstimo para negativados: como conseguir + cuidados para não ser enganado!

Onde pedir o empréstimo para empreendedor?

Várias instituições bancárias oferecem o empréstimo para MEI. Portanto, antes de se dirigir a qualquer um desses bancos, não se esqueça de pesquisar bem e comparar as taxas de juros do crédito de cada um.

Além disso, lá, eles deverão te dar orientações sobre as melhores linhas de crédito específicas para o seu objetivo enquanto microempreendedor individual. A ideia é que, ao ceder o empréstimo a você e sua empresa, você saiba aplicar bem a renda solicitada junto à financeira.

Isto é, você sairá de qualquer dessas instituições bancárias já sabendo fazer o seu investimento, de modo a antecipar as suas vendas ou até mesmo ampliar o seu capital de giro.

Veja quais são elas:

  • Banco Santander;
  • Banco Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Sicoob;
  • Banco do Nordeste;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Bradesco;
  • Banrisul;
  • Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Quais são os requisitos?

Para conseguir o empréstimo para MEI, você precisará estar munido da documentação necessária para abrir a solicitação, que são referentes aos seus dados pessoais e da empresa, comprovantes de renda (pessoais e da empresa) e, ainda, apresentar um plano de investimento em papel (ou seja, razões pelas quais você está solicitando o crédito).

Além disso, cada banco faz exigências específicas para a contratação do empréstimo para microempreendedores. Confira quais são elas:

Empréstimo MEI – Banco do Brasil

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
  • Comprovante de endereço residencial;
  • Documentos pessoais (RG e CPF).

Empréstimo MEI – Caixa Econômica Federal

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual(CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
  • Comprovante de endereço residencial;
  • Documentos pessoais (RG e CPF);
  • Além dos documentos apresentados na abertura de conta, é necessário o preenchimento da “Ficha de Cadastro Microempreendedor Individual“, no modelo disponibilizado pela própria CAIXA.

Veja também:

Conheça as 5 máquinas de cartão de crédito com as menores taxas

Microcrédito para MEI: como funciona?

Para você microempreendedor individual que não gosta de perder muito tempo ou evita dores de cabeça, uma alternativa menos burocrática para conseguir crédito para o seu negócio é o chamado microcrédito.

Ele é ideal para MEIs que possuem empresas de pequeno porte, sejam estar formais ou informais, e conta com as facilidades de baixo custo em transações e menores taxas em relação ao empréstimo tradicional.

Se você se interessou por essa modalidade de empréstimo para MEI, pode consegui-lo junto a agentes operadores de crédito. Confira no site do BNDES a lista de agentes operadores de recursos para microempreendedores individuais e agende uma visita do avaliador de liberação de crédito.

Cuidados antes de pedir um empréstimo para MEI

Mais uma vez, lembramos que o empréstimo para MEI deve ter a renda solicitada ao banco aplicada somente para a melhoria e crescimento do seu negócio. Portanto, antes de se dirigir até uma instituição financeira, não se esqueça de colocar no papel toda a situação do empreendimento.

A dica é para que você monte um projeto de quais setores da empresa precisam ser ampliados e qual é o valor necessário para tal ampliação. Tenha registrado também uma análise do que você poderá conseguir de crescimento com empréstimo contratado e, ainda, faça projeções de quanto dinheiro a mais a sua empresa lucrará após a aplicação do empréstimo.

Outra dica importante é para que você consiga separar bem a sua renda pessoal (pessoa física) da renda da empresa (CNPJ). Afinal, misturar tudo pode prejudicar o sucesso do seu negócio e, também, as suas finanças pessoais.

Na dúvida, o ideal é utilizar uma planilha de fluxo de caixa para organizar todos os rendimentos e projeções financeiras, tanto pessoais quanto empresariais.

Esse artigo foi útil para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Leave a Comment