Dicas de finanças

Como evitar golpe em pagamentos por aproximação? Confira!

O pagamento por aproximação é um método muito útil e conveniente para os clientes, pois não necessita de nenhum tipo de contato com a maquininha e, também, não precisa de senha. Assim, basta aproximar o cartão e o pagamento será feito.

Nos últimos anos, esse método de pagamento cresceu muito. De acordo com informações da Associação Brasileira Das Empresas De Cartões De Crédito (Abecs), as compras feitas por métodos de aproximação aumentaram cerca de 7 vezes mais em relação aos anos anteriores.

Esse aumento pode ser uma marca da situação atual do país, pois o contato físico diminuiu e o pagamento por aproximação possibilitou transações mais seguras e sem contato.

Contudo, com essa nova ferramenta mais golpes foram aplicados. É por isso que, no artigo de hoje, iremos explicar como evitar golpe em pagamentos por aproximação. Se você quer se proteger, continue a leitura!

Como funciona o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é feito através de uma tecnologia conhecida como NFC (Near Field Communication) que, em português, pode ser traduzida para “comunicação por campo de proximidade”. Através dessa tecnologia, as pessoas podem pagar suas contas em estabelecimentos comerciais apenas aproximando o cartão de crédito da maquininha.

Nem todos os cartões de crédito possuem essa função. Por isso, se você quer saber se seu cartão possui pagamento por aproximação observe se você vê um símbolo no cartão, parecido com o ícone de Wi-Fi.

Se o seu cartão possui essa função, quando for pagar alguma conta, basta aproximar o cartão da máquina e pronto. O pagamento será realizado.

Veja também:

Como evitar golpe em pagamento por aproximação?

Apesar de ser uma função muito prática, o pagamento por aproximação também esconde seus riscos. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar cair em um. Vamos falar, agora, sobre as medidas que podem ser tomadas para evitar golpes em pagamentos de aproximação:

Confirme o valor da conta antes de pagar ao efetuar pagamento

Não se esqueça de checar o valor que aparece no visor da máquina. Só depois de conseguir, você deve aproximar o cartão para fazer o pagamento. Este é um ponto básico, mas faz toda a diferença.

Acompanhe sua transações pelo aplicativo do banco

Hoje em dia, quase todos os bancos oferecem soluções digitais para que você possa controlar tudo que acontece em sua conta bancária. Com isso, fique de olho nas transações do seu cartão. Dessa forma, você pode verificar se houve algum valor diferente.

Aproveite a comodidade do aplicativo para checar seu extrato de forma periódica e certifique-se de que reconhece todas as movimentações.

Mantenha certa distância entre o cartão e a maquininha

A tecnologia de pagamento por aproximação é feita com uma distância de até 4cm entre a maquininha e o cartão. Por isso, mantenha seu cartão a uma certa distância da máquina até que você possa ter certeza do valor. Só então, aproxime o cartão para finalizar a compra.

Ative as notificações do banco

Ao utilizar o aplicativo, você pode optar por ativar as notificações. Com isso, todas as transações ocorridas no banco serão notificadas em seu celular. Caso haja alguma compra suspeita, você pode prosseguir imediatamente para o bloqueio do cartão.

Valor máximo para compra

Alguns cartões oferecem valores máximos para o pagamento feito por aproximação. Com essa ferramenta é possível evitar alguns golpes, pois o valor geralmente é baixo.

Alguns aplicativos ainda permitem que o próprio cliente escolha o valor máximo que deseja para realizar pagamentos por aproximação.

Desabilite a função de pagamento por aproximação

A maioria dos cartões também oferece a opção de desabilitar o pagamento por aproximação. Se o cliente se sentir mais seguro, ele mesmo pode desabilitar a funcionalidade através do aplicativo.

Esta é uma medida de segurança para quem precisa andar em transportes públicos e quer se sentir seguro em manter um cartão com o método de pagamento sem contato.

O que fazer se cair em golpe de pagamento por aproximação no cartão?

Se algum acidente desse tipo acontecer, é preciso tomar as providências necessárias para bloquear o cartão e reportar a compra. Veja como você pode fazer isso:

Bloquear o cartão em caso de golpe, roubo ou perda

Você pode prosseguir para o bloqueio do cartão utilizando o aplicativo do seu banco ou contatando a central de atendimento o mais rápido possível. Dessa maneira, você consegue se proteger de compras futuras feitas por outras pessoas.

Em alguns aplicativos, existe a opção de bloqueio temporário do cartão. Assim, você acaba não perdendo todas as informações do banco e somente bloqueia por algum tempo as transações.

Reportar uma compra não reconhecida

Outra medida que você pode tomar em caso de golpe é reportar que a compra não é reconhecida por você. Nesse caso, o primeiro passo é entrar em contato com a central de atendimento do banco e informar os dados referentes à compra não reconhecida (lembrando que para fazer uma contestação o prazo máximo é de 45 dias depois da data da compra).

Antes de fazer a constatação, certifique-se de que realmente não foi você quem realizou a compra, pois, às vezes, aparece no extrato a razão social dos estabelecimentos, e não o nome fantasia (aquele que você associa logo à marca).

Caso seja confirmado que você não realizou a compra, então, seu cartão será imediatamente bloqueado pela instituição financeira, evitando, assim, futuros golpes. Esse bloqueio pode ser permanente ou temporário, com até 15 dias de bloqueio.

Com tudo o que foi falado, fica claro que é preciso ter cuidado extra com seu cartão de crédito, pois, infelizmente, os golpes podem acontecer com qualquer um. Para evitar isso, não esqueça de colocar essas dicas em prática e manter sempre o aplicativo do banco atualizado para receber as notificações.

Mantenha sempre seu cartão em locais seguros. Se estiver em transporte público, mantenha carteira e a bolsa próximo ao seu corpo e jamais empreste o cartão, pois qualquer pessoa mal intencionada pode aplicar golpes.

Espero que este artigo tenha ajudado a saber como evitar golpe em pagamentos de aproximação.

Até a próxima!

Leave a Comment