A amortização em financiamento é um termo muito comum, sobretudo no mercado imobiliário, sendo usado em contratos de empréstimos para compra de imóvel ou outros bens. Porém, nem sempre o cliente se atenta a este termo que é usado por instituições financeiras.
Infelizmente, por motivo de desconhecimento, muitos clientes acabam não aproveitando as vantagens que a amortização em financiamento pode trazer. Outros até sabem o significado da palavra, mas ainda existe muita dúvida sobre como funciona o processo.
Por esses motivos, elaboramos um guia sobre todas as informações importantes a respeito da amortização em financiamento.
Portanto, se você quer entender de vez como isso funciona e quais são as vantagens em fazer uma amortização de financiamento, continue a leitura deste texto!
O que é amortização em financiamento?
A amortização é o processo de pagar um valor que foi conseguido por empréstimo. Esse pagamento pode ser feito tanto à vista quanto em parcelas. Cada uma das formas de pagamento escolhidas possui características distintas.
Em outras palavras, a cada parcela paga mensalmente, o cliente está amortizando o financiamento. Contudo, a amortização não se trata apenas do pagamento mensal das parcelas.
Imagine que ao solicitar um empréstimo ou financiamento o cliente se organize financeiramente para pagar as parcelas todos os meses, mas que, durante esse período, consiga aumentar seus ganhos mensais e queira adiantar as parcelas.
Nesse caso, o cliente pode desembolsar um valor maior e, assim, conseguir quitar sua dívida em um prazo inferior ao que foi contratado. Esse processo é chamado de amortização em financiamento.
Ao fechar um contrato, o valor determinado das parcelas é o calculado junto aos juros e encargos, mas quando ocorre a amortização, nada mais justo do que o devedor não precisar pagar as taxas e juros prescritos no contrato.
Veja também:
- Saiba a importância de antecipar as parcelas do cartão de crédito
- Metas financeiras: Aprenda como definir e alcançar seus objetivos
- Consórcio Magalu: como funciona? Quais as vantagens?
Quais tipos de amortização existem?
A amortização pode ocorrer de duas maneiras diferentes, as quais as quais explicaremos agora:
Tabela SAC
Esse é o tipo de amortização mais utilizado durante os financiamentos. Ele funciona da seguinte maneira: o valor da amortização segue o mesmo durante toda a vigência do contrato. Porém, as parcelas mensais podem variar.
Nesse tipo de contrato é comum que o cliente pague durante os primeiros meses um valor mais alto e, com o passar do tempo, essa parcela vai diminuindo. Isto ocorre porque a dívida vai sendo abatida e os juros são recalculados, ficando cada vez menores com o passar do tempo.
Assim, as parcelas também reduzem. A tabela SAC é utilizada para contratos de financiamento a longo prazo, como, por exemplo, na compra de um imóvel.
Tabela Price
Diferente da tabela SAC, que ocorre de maneira decrescente, na Tabela Price os valores vão aumentando ao longo do contrato. Porém, o valor da parcela continua a mesma.
As primeiras parcelas pagas no financiamento da Tabela Price são compostas por taxas e juros, e apenas depois de alguns meses é que o valor da dívida começa a ser abatido nas parcelas.
Esse tipo de financiamento é comum em automóveis ou na compra de produtos no crediário (carnê).
Em outras palavras, na Tabela Price o valor das parcelas são fixas. No entanto, geralmente, é um valor bem mais alto por conta das taxas cobradas.
Qual a melhor forma de amortização em financiamento?
De acordo com especialistas em financiamentos e economistas, a melhor forma de amortização em financiamento é a tabela SAC, pois ela possibilita que o valor seja abatido de maneira decrescente. Assim, a dívida vai ser quitada por um preço bem menor do que o valor pré-determinado.
Agora, se você espera ter parcelas fixas até o final do financiamento, talvez, a melhor opção seja a Tabela Price, apesar de os valores são mais altos e os juros cobrados são maiores.
Outra coisa é que o valor dos juros são cobrados sobre o saldo devedor. Logo, quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor final. Por isso, leve em consideração se você quer reduzir o prazo ou as parcelas.
Ao reduzir o prazo, você terá uma economia melhor, mas, se o valor das parcelas estiver pesando nas contas do mês, então, talvez, seja melhor reduzir o valor do financiamento.
Por isso, é preciso se atentar a sua condição financeira na hora de pensar em amortização em financiamento.
Como amortizar uma dívida?
A amortização já acontece, normalmente, ao pagar as parcelas. Contudo, o devedor poderá fazer pagamentos avulsos ou quitar o valor da dívida, se assim desejar.
Se você tiver intenção de amortizar o financiamento de sua dívida, não se esqueça de que é muito importante conversar antes com a instituição financeira que fez o financiamento para entender se realmente vale a pena amortizar a dívida.
Como usar o FGTS para amortizar a dívida?
Utilizar a amortização em financiamento imobiliário com FGTS é uma das medidas mais comuns de serem tomadas pelos devedores. Contudo, não é sempre que você pode utilizar um saldo do FGTS para abater a dívida. Por isso, é preciso constatar se esta opção está disponível no seu contrato.
Para utilizar a amortização em financiamento com FGTS é preciso ter, no mínimo, três anos de trabalho com carteira assinada. Além disso, o devedor não pode ter outro financiamento ativo.
Caso o valor do FGTS do devedor se aplique para fazer amortização no financiamento da dívida, ele pode ser usado destas formas:
- Quitando o saldo devedor, ou seja, pagando a dívida total;
- Reduzindo o valor das parcelas nas 12 próximas prestações: este método consiste em diminuir o valor das prestações que seriam pagas no próximo ano. É possível reduzir em até 80% das parcelas, sendo uma ótima opção para quem precisa de um alívio financeiro;
- Reduzindo o número das parcelas: neste último caso, o devedor pode reduzir o número das parcelas usando o saldo do FGTS. Essa é a opção ideal para quem deseja quitar a dívida em um prazo menor.
Aproveite essas dicas para reduzir suas parcelas ou quitar o valor com amortização em financiamento. Se o artigo tiver sido útil para você, não esqueça de compartilhar com mais amigos e comentar aqui embaixo!
Leave a Comment