Um dos benefícios de possuir e utilizar determinados cartões de crédito é que eles possuem programas de milhagem, que permitem que, conforme a pessoa compre, possa trocar seus pontos por milhas e assim comprar viagens de avião para todo o Brasil ou até para fora dele. Quer conhecer os melhores cartões para acumular milhas aéreas?
Quem fez o estudo?
Há algum tempo, o EXAME.com pediu para a associação de consumidores Proteste para fazer um levantamento acerca de quais eram os melhores cartões para acumular milhas aéreas. As informações presentes no resultado foram conseguidas a partir dos cálculos da calculadora de milhas deles, que fica no seguinte link:
https://www.proteste.org.br/calculadora-de-milhas
A pesquisa é extremamente confiável e, por isso, foi muito bem-aceita, orientando os consumidores quais são as melhores opções de cartões para o acúmulo de milhas aéreas. Foram inclusos na pesquisa apenas os chamados cartões co-branded, como o Smiles Banco do Brasil e o TAM Itaucard, além de outros cartões do tipo.
Os cartões co-branded são conhecidos por haver uma parceria entre os programas de milhagem e os bancos. Nisso, a compras são automaticamente convertidas em milhas na empresa parceira. Outras empresas de cartão de crédito que oferecem programas de milhagem mas que não são co-branded foram inclusos em uma lista separada.
Veja também:
Como conseguir empréstimo rápido? Confira dicas infalíveis!
Como foi a pesquisa?
Foram considerados 17 cartões co-branded, mas apareceram 20 cartões na pesquisa, visto que três cartões TudoAzul Itaucard pontuam de duas formas diferentes, sendo em compras comuns e em compras de passagens aéreas da Azul.
De acordo com a pesquisa da Proteste, quem está em primeiro lugar na lista é o cartão Multiplus Itaucard 2.0 Black Mastercard, que acumula 2,5 milhas a cada dólar gasto, além de suas milhas terem validade de 36 meses.
Em segundo lugar, está a TudoAzul Itaucard 2.0 Platinum Mastercard, onde só se conta as compras de passagens azul. Também premia o comprador com 2,5 milhas a cada dólar gasto, mas a validade é de 24 meses.
Em terceiro lugar, há o Bradesco Smiles Platinum, que premia o consumidor com 2 milhas a cada dólar gasto. A validade também é de 24 meses. Em quarto lugar, fica o Multiplus Itaucard 2.0 Platinum Mastercard, que premia o usuário com 2 milhas a cada dólar gasto, com validade de 24 meses.
Em quinto lugar, está o Smiles Banco do Brasil Platinum Mastercard, que premia o usuário com 2 milhas a cada dólar gasto, com validade de 36 meses. Em sexto lugar, está o TudoAzul Itaucard 2.0 Gold, para compras em passagens azul. São 2 milhas acumuladas a partir de cada dólar gasto, e a validade é de 24 meses.
Assim que o cliente consegue acumular um total de milhas que cobrem do ponto de partida ao de chegada, pode trocar as milhas aéreas pelas passagem, o que é ideal para quem gosta de viajar.
Veja também:
Méliuz vale a pena? Saiba como comprar online com cashback
Vantagens e desvantagens desses cartões
Apesar dos benefícios dos programas de milhagem — é importante levar em conta que você deve dizer qual cartão co-branded traz mais benefícios a você — presentes nesses cartões, eles carregam, além das vantagens, desvantagens que merecem ser comentadas. Você pode ver isso tudo abaixo!
A grande vantagem de utilizar um cartão co-branded para converter compras em milhas e, assim, conseguir viajar para todo o Brasil, é que os pontos são convertidos automaticamente em milhas, de forma que todas aquelas regras que fazem com que a conversão demore e as milhas demorem um pouco a ser utilizadas não são necessárias.
E, nisso, é interessante utilizar algum dos melhores cartões para acumular milhas aéreas. Entretanto, uma grande desvantagem é que o valor da anuidade desses cartões co-branded, que costuma ser mais cara do que à dos cartões tradicionais. Além disso, esses cartões deixam a pessoa ligada apenas num programa de milhagem, o que pode ser ruim.
Para burlar essa questão, a taxa de conversão de pontos para milhas nesses problemas é melhor do que a de cartões tradicionais, uma forma de atrair o interessado para que ele também faça parte. Além da conversão, pode haver descontos na compra de pontos do programa parceiro e aceleramento no acúmulo de pontos do programa.
Veja também:
Como aumentar limite do cartão? Confira 4 dicas para conseguir
Com mais pontos, há menos gastos
Se uma pessoa consegue mais pontos em um programa de fidelidade a partir de compras no cartão e com o objetivo de trocá-los por milhas, menor é a quantidade de gastos para a pessoa conseguir as milhas necessárias e poder viajar.
Sendo assim, os riscos de uma pessoa ter seus pontos expirados é menor que em programas onde é possível conseguir uma quantidade menor de pontos. Desta forma, pode-se dizer que é um negócio bastante vantajoso, ou seja, pode valer a pena investir em programas que oferecem mais pontos por dólar gasto.
Se supomos que um dólar está em 3,15 reais e que uma pessoa está em um programa em que gasta um dólar para conseguir uma milha, vai ter quer gastar quase 4 mil reais por mês durante dois anos para conseguir uma viagem no valor de 30 mil milhas, que podem ser trocadas em uma viagem de ida e volta de São Paulo para o Nordeste.
Mas, se cada dólar gasto fornecer ao consumidor duas milhas, fazer a mesma viagem se torna muito mais barato, porque a pessoa gastará apenas 2 mil reais por mês durante dois anos. Conforme o dólar fica em baixa, é mais fácil acumular milhas aéreas, pois um mesmo dólar pode ser gastado no Brasil com menos reais.
Se o dólar está em 2,78 reais, uma pessoa pode fazer essa mesma viagem de ida e volta gastando, caso seja um dólar gasto por uma milha, 3,3 mil reais. Se um dólar dá direito a duas milhas em um momento em que o dólar está a 2,78 reais, a mesma viagem de ida e volta vai ser gratuita com apenas 1,6 mil reais por mês durante dois anos.
Por esse motivo, é importantíssimo dar uma pesquisada nos melhores cartões para acumular milhas aéreas e sempre ficar atento ao preço do dólar e às promoções que podem surgir no meio da volatilidade disso.
Leave a Comment