Com a crise econômica dos últimos anos, além de aumento no preço em variados setores do mercado e a instabilidade da inflação, agora não ficou tão difícil encontrar pessoas com problemas financeiros no Brasil.
Aqui no país, já são milhões de inadimplentes, que não conseguiram pagas as suas contas em dia e ficaram com o nome negativado nos órgãos de proteção de crédito, isto é, com o “nome sujo”, seja por conta de dívidas de cartões de crédito, escola dos filhos, conta de água e luz, IPTU, IPVA, entre outras.
Para você ter uma ideia, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 2016, mais de 58,3 milhões de brasileiros estavam inadimplentes, o que equivale a mais de 39% da população adulta.
Por isso, muitas pessoas estão em busca de crédito para conseguir pagar as suas contas e voltar a dormir com tranquilidade, como é o caso do empréstimo pessoal, que é oferecido por várias instituições financeiras no país. O grande problema é que, justamente nesta situação, fica mais difícil conseguir a aprovação por parte de bancos e financeiras.
É por isso que existe hoje em dia o empréstimo para negativados, que vamos falar melhor no nosso artigo de hoje. Afinal, é possível conseguir um empréstimo mesmo estando com o “nome sujo”? Será mesmo que é a melhor opção para sair do sufoco? Vale a pena? E quais são os cuidados essenciais para não cair em golpes? Confira nos próximos parágrafos!
Como funciona?
O empréstimo para negativados é uma modalidade dentro da categoria de empréstimo pessoal, ou seja, voltado para pessoas físicas. A diferença entre os dois é que o primeiro é voltado para pessoas que estejam com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, isto é, com o “nome sujo”.
Na prática, o consumidor faz a solicitação em um banco ou financeira, que serão os responsáveis por fazer a análise de crédito. Se o solicitante for aprovado, recebe o dinheiro emprestado através de depósito na conta bancária.
No entanto, a maioria das empresas credoras de crédito ou bancos rejeita esse tipo de cliente, visto o risco maior de ele não pagar e piorar a situação de inadimplência. Além disso, em caso de aprovação do empréstimo, normalmente, as taxas de juros costumam ser muito altas. E a lógica é simples: já que o risco é alto para o credor que está emprestando o dinheiro, a taxa de juros também será.
Para você ter uma ideia, muitas vezes, o valor dos juros pode até mesmo superar o valor original da dívida. Por isso, se não houver o cuidado necessário, além de um bom planejamento financeiro dentro do orçamento real do devedor, pegar um empréstimo, neste caso, só poderá piorar a situação, causando a chamada “bola de neve”.
Como conseguir um empréstimo para negativados confiável?
Se você está negativado e pensando em pedir um empréstimo para pagar as suas dívidas, pode conseguir um empréstimo para negativados em um banco, como a Caixa ou o Bradesco, ou em empresas especializadas neste tipo de crédito.
Se você decidir ir até o seu banco, pode solicitar o empréstimo pessoal diretamente com o seu gerente. Também é possível pedir a partir dos aplicativos ou internet banking que muitas instituições financeiras já disponibilizam atualmente. Veja o que melhor se encaixa no seu caso!
Além dos bancos, muitas credoras também oferecem empréstimos para negativados, seja em suas lojas físicas ou de forma online, como você vai conferir mais à frente. O mais importante antes de tudo isso é sempre verificar a reputação da credora ou banco em relação a empréstimos pessoais e, é claro, colocar na ponta do lápis e analisar as taxas de juros, que geralmente são bastante altas.
Desta forma, você não cairá em golpes e nem correrá o risco de piorar a sua situação, entrando em uma “bola de neve” de contas, por não calcular as taxas de juros.
Autônomos
- Para consumidores autônimos, conseguir um empréstimo pessoal para negativados pode ser uma tarefa árdua e cansativa, uma vez que fica mais difícil a comprovação de renda, visto que esta modalidade de trabalho não tem vínculo empregatício. No entanto, pesquisando bem, você pode conseguir um que se encaixe no seu perfil.
- Para isso, existem algumas dicas que podem te ajudar a conseguir um empréstimo para negativados autônomos, tais como:
- Apresente um extrato bancário com movimentação de, pelo menos, três meses para comprovar que entra e sai dinheiro da sua conta. Assim, você aumentará mais as suas chances de conseguir o crédito;
- Formalize o seu trabalho abrindo um CNPJ (pessoa jurídica) ou MEI (Microempreendedor Individual), pois isso também ajuda a comprovar os seus ganhos;
- Outra opção é apostar no refinanciamento do seu automóvel ou imóvel. Usando o seu carro ou a sua casa como garantia de pagamento do empréstimo pessoal, você pode aumentar as chances de conseguir o crédito junto ao banco ou credora.
Empréstimo para negativados online: conheça as opções
Também é possível pedir um empréstimo para negativados online, sem que você precise passar pelo constrangimento de pegar dinheiro emprestado pessoalmente em alguma empresa ou com o seu gerente no banco, além de poder contar com taxas menores em comparação ao empréstimo pessoal tradicional.
Para isso, já existem muitas empresas especializadas neste modelo de contratação de crédito e que podem depositaro crédito na sua conta na mesma hora ou em até 48 horas. Veja alguma das mais conhecidas:
Cuidados
Para não cair em golpes que muitas empresas fraudulentas aplicam para aproveitar a inadimplência dos consumidores, é preciso ficar atento a alguns cuidados, que vão desde não fazer depósitos antecipados e não pesquisas antes sobre a empresa credora que irá te emprestar o dinheiro para pagar as suas dívidas. Veja outras maneiras de se prevenir:
- Verifique se a credora fornece informações de contato, como e-mail e telefone, por exemplo. Se possível, ligue ou envie uma mensagem antes para saber se os dados informados realmente existem;
- Observe se o anúncio ou mensagem da empresa possui erros de ortografia;
- Perceba se o empréstimo está sendo oferecido com muitas “facilidades”, com parcelas e prazos muito acessíveis. Lembre-se de que bancos e empresas credoras sempre fazem uma análise muito rigorosa antes de liberar empréstimo para pessoas com o nome negativado;
- Na hora de contratar, não se esqueça principalmente de analisar as taxas de juros, independente do banco ou financeira. A dica é comparar o Custo Efetivo Total (CET) dos créditos antes de assinar o contrato.
- Só contrate o empréstimo pessoal se tiver certeza que não terá dificuldades em pagar as parcelas. Assim, você não piorará a situação de inadimplência;
- Opte sempre por opções de empréstimos para negativados que oferecem mais parcelas a valores menores. Mais uma vez, não se esqueça de que as mensalidades devem caber no seu bolso.
Esse artigo foi útil para você? Então, não se esqueça compartilhá-lo nas suas redes sociais!
Leave a Comment